terça-feira, 30 de outubro de 2012

Residência em Enfermagem do MS: inscrições abertas até 23 de novembro


Abertas na última segunda-feira (22/10), as inscrições para o concurso de Residência em Enfermagem do Ministério da Saúde poderão ser feitas até o dia 23 de novembro pelo site www.makiyama.com.br. São 68 vagas, todas no estado do Rio de Janeiro, para ingresso em março de 2013, com bolsas de dois anos no valor mensal de R$ 2.384,82.
As atividades de ensino e pesquisa serão orientadas pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
A maior parte das vagas será em Enfermagem Clínica e Cirúrgica Geral, cujos treinamentos em serviço serão realizados nos Hospitais Federais do Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Lagoa e Servidores do Estado. Também serão feitas residências para esta especialidade no Hospital Estadual Getúlio Vargas e do Hospital Central do Exército.
As demais vagas e especialidades oferecidas são no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) e no Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio). Também está disponível a área de Saúde Pública, com campos de treinamento desenvolvidos no município do Rio de Janeiro.
A aplicação de provas será no dia 13 de janeiro de 2013. Para se inscrever o candidato dever ter concluído a graduação ou estar cursando o último período de curso superior de Enfermagem no segundo semestre de 2012.
Fonte: MS

Pernambuco pode ter oito mil pessoas trabalhando de forma irregular na enfermagem


O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco alerta para uma grave situação identificada nos registros da autarquia. Quando a nova gestão assumiu esse ano, identificou que cerca de oito mil pessoas estão com inscrições vencidas e podem estar trabalhando de forma ilegal. Essas pessoas deram entrada no registro provisório como profissionais de enfermagem e tinham prazo para retornar ao Conselho e renovar essas inscrições ou fazer inscrição definitiva, o que não aconteceu.
O Coren-PE está comunicando os empregadores do sistema público e do privado, para que seja solicitado de seus corpos de enfermagem, a Certidão de Regularidade junto ao Conselho e informa ainda que não se responsabiliza pelos atos desses supostos profissionais de enfermagem, já que os mesmos não possuem vínculo com a autarquia.
Vale ressaltar que há cerca de dois meses essas pessoas foram notificadas nos endereços fornecidos no ato da inscrição provisória e apenas 900 responderam ao chamado da autarquia, restando esse quantitativo de aproximadamente oito mil pessoas que podem estar exercendo ilegalmente a enfermagem em Pernambuco.
Acesse a reportagem completa em:� DiariodePernambuco
Fonte: Diario de Pernambuco.com

Ministério autoriza concurso com 623 vagas para enfermeiros


O Ministério da Saúde autorizou realização de concurso público para o provimento de 2.500 cargos do quadro de pessoal efetivo do órgão, especificamente para lotação em um dos 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, vinculados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

De acordo com o extrato de dispensa de licitação publicado no DOU do dia 29/08, o Cespe/UnB será o organizador deste certame. A previsão é de que o edital seja publicado ainda este mês de outubro.
As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Administrador (30), Assistente Social (47), Enfermeiro (623), Farmacêutico (54), Médico (210), Nutricionista (29), Odontólogo (219), Psicólogo (22), Terapêuta Ocupacional (1), todos de nível superior, bem como para os cargos de Auxiliar de Enfermagem (1.249) e Técnico de Laboratório (16), destinados a pessoal com nível médio completo.
A Portaria do Ministério do Planejamento indica que o provimento desses cargos começará já a partir de dezembro deste ano, tendo o certame também a finalidade de substituir “2.500 trabalhadores contratados por intermédio de organizações não governamentais que executam atividades não previstas no Decreto nº. 2.271, de 7 de julho de 1997.”
Os novos servidores do Ministério da Saúde poderão receber salários de até R$3,2 mil e os locais com demanda de vagas são Estados situados nas regiões Sul e Sudeste, bem como as Casas de Saúde do Índio e Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Maranhão.
Fonte: MS