quarta-feira, 18 de novembro de 2015
sábado, 21 de fevereiro de 2015
Mais de 500 mil preservativos serão distribuidos durante o carnaval no AP
http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/t/edicoes/v/mais-de-500-mil-preservativos-serao-distribuidos-durante-o-carnaval-no-ap/3944861/
http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/t/edicoes/v/campanha-vai-distribuir-camisinhas-na-quadra-junina-no-ap/3422949/
http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/t/edicoes/v/campanha-vai-distribuir-camisinhas-na-quadra-junina-no-ap/3422949/
09/02/2015 17h44 - Atualizado em 09/02/2015 17h44 Dispensador de camisinhas será expandido para escolas no Amapá Meta é estender o projeto para todas as escolas de ensino médio do estado. Atualmente, 25 instituições na capital têm o modelo de dispensador.
09/02/2015 17h44 - Atualizado em 09/02/2015 17h44
Dispensador de camisinhas será expandido para escolas no Amapá
Meta é estender o projeto para todas as escolas de ensino médio do estado.
Atualmente, 25 instituições na capital têm o modelo de dispensador.
Jéssica Alves
Dispensador de papelão foi aprovado pelo Ministério
da Saúde (Foto:Vencelau Pantoja/ Arquivo Pessoal)
da Saúde (Foto:Vencelau Pantoja/ Arquivo Pessoal)
O projeto de dispensador de camisinhas, aprovado pelo Minsitério da Saúde, será estendido para todas as escolas de ensino médio no Amapá. O enfermeiro Vencelau Pantoja, idealizador da novidade, disse que 25 instituições na capital aderiram ao projeto. Adaptado na própria caixa de papelão onde vem os preservativos, o dispensador é abastecido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Desde 2013, as unidades de saúde e instituições que distribuem preservativos masculinos também aderiram à novidade. O próximo passo, segundo Vencelau, é ampliar a rede de atendimento para os estudantes amapaenses. “Até o fim de 2015, vamos contemplar mais 30% das escolas de ensino médio. Posteriormente, vamos distribuir o dispensador para outros municípios”, reforçou.
A escola de ensino médio Carmelita do Carmo, em Macapá, localizada no bairro Buritizal, Zona Sul da capital, foi a primeira a receber o dispensador. Palestras para pais e alunos realizadas pelo Grupo de Adolescentes Prevenidos (GAP), criado pelo enfermeiro, orientam sobre o uso do preservativo.
Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/02/dispensador-de-camisinhas-sera-expandido-para-escolas-no-amapa.html
Em rádio, diretor do DDAHV fala da campanha #partiuteste
Em entrevista à Rádio Transamérica, Fabio Mesquita aborda importância da prevenção combinada
Hoje pela manhã (13/02), em São Paulo, o Diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o Dr. Fabio Mesquita, ficou por pouco mais de uma hora no ar durante o programa “2 em 1” da Rádio Transamérica, reproduzido em todo o Brasil, e falou da campanha #partiuteste.
Dados divulgados recentemente na Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) mostram que 94% dos brasileiros se dizem cientes de que usar camisinha é a melhor maneira de se prevenir contra a AIDS e outras DST; porém, o que assusta é o fato de 45% das pessoas sexualmente ativas no Brasil relatarem não ter usado preservativo nas relações de sexo casual que tiveram nos últimos 12 meses.
Segundo ele, cerca de 70 milhões de preservativos estarão disponíveis para distribuição gratuita neste Carnaval. “Qualquer um pode pegar, inclusive os jovens, que são um dos principais focos da nossa nova campanha”, disse o médico, referindo-se à campanha #partiuteste, que vem sendo divulgada desde dezembro de 2014.
A campanha visa jovens e adolescentes e também foca nas parcelas da sociedade que registram maior prevalência do HIV, como gays, trans, pessoas que usam drogas e os profissionais do sexo. “Os jovens de hoje em dia são extremamente instruídos, mas parece que isso não basta. Quem viveu nas décadas de 1980 e 1990 se lembra de ídolos como Cazuza, Freddie Mercury e Renato Russo, que foram vítimas da AIDS. Eles acompanharam na mídia todo o processo da doença e isso ajudou a conscientizá-los”, afirmou o diretor.
Mesquita ressaltou que um dos eixos fundamentais do esforço do Ministério da Saúde para evitar novas infecções é fazer o teste de HIV, que é totalmente gratuito e está disponível em toda a rede pública de saúde.
“Com o #partiuteste, trabalhamos principalmente com a prevenção combinada, que está alinhada com o conceito ‘camisinha + teste + medicamento’. É importante usar o preservativo. Se não aconteceu, a pessoa faz o teste. Se o resultado for positivo, é importantíssimo que ela comece o tratamento imediatamente”, concluiu.
Ouça o programa na íntegra: http://www.transanet.com.br/arquivos/podcast/1821.mp3
Fotos: Victor Gonçalves / Divulgação Rádio Transamérica
Amapá lidera número de casos de Aids em crianças com até 5 anos
O Amapá é o estado brasileiro que, proporcionalmente, tem o maior número de crianças com menos de 5 anos contaminadas com o vírus da Aids. As informações foram repassadas pelo membro da Coordenação Estadual de DSTs/Aids e Hepatites Virais, enfermeiro Vencelao Pantoja, durante entrevista ao Café com Notícia. Os dados, classificados como “preocupantes” pelo enfermeiro, motivaram uma audiência pública para debater o combate a doença. O encontro, de iniciativa do vereador André Lima, ocorreu nesta sexta-feira (5), na Câmara de Municipal de Macapá.
Ouça a entrevista completa:http://www.cafecomnoticia.com.br/destaques/amapa-lidera-numero-de-casos-de-aids-em-criancas-com-ate-5-anos/
Fonte: http://www.cafecomnoticia.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)